terça-feira

Você já ouviu falar do YouTube RealTime?

O YouTube criou um recurso de rede social chamado RealTime. Ele já existe há uma semana, mas quase ninguém sabe do que se trata. O mérito é todo do marketing do Google.

Os engenheiros de Mountain View desenvolveram uma característica que permite adicionar amigos no YouTube e, ao entrar no site de vídeos, ver quais deles estão online e o que estão assistindo.

O nome RealTime é bem oportuno, afinal você checa o que seus colegas andam vendo e o que estão comentando sobre vídeos.

A ideia parece boa. Afinal, ninguém tem paciência de fuçar nos repositórios do serviço até achar algo bacana. As coisas mais legais sempre achamos graças ao MSN de um amigo, post no Twitter e outros mecanismos digamos, sociais, como recomendar o vídeo a um companheiro de mesa no bar.

No RealTime, você pode receber notificações cada vez que um amigo adiciona algo a sua lista de favoritos, comenta em algum vídeo ou sobe algo próprio para o YouTube.

A ideia no entanto permanece obscura graças ao método de divulgação do YouTube. Uns poucos usuários receberam um convite para adicionar o RealTime e só eles podem repassar outros convites. A ideia era criar um marketing viral. Até agora, o vírus não pegou.

Se pegar você, tenha cuidado. Ao mesmo tempo que é divertido “socializar” com os amigos, o RealTime cria uma brecha de privacidade enorme. Como explicar aos amigos do futebol que você assistiu todos os capítulos de Caminho das Índias no YouTube? E ainda postou um comentário dizendo que Bahuan está sendo injustiçado! Não que eu tenha feito isso. É só um exemplo, gente.

+Fonte: INFO Online blogs