A orquestra internacional formada por cerca de 90 músicos selecionados pelo site de vídeo YouTube se apresentará no Carnegie Hall, em Nova York, nesta quarta-feira, depois de três dias de ensaios.
Oriundos de mais de 30 países, entre os quais o Brasil, os membros da orquestra do YouTube ensaiaram para o concerto em suas casas, recebendo lições online de alguns dos mais famosos músicos mundiais. Eles se encontraram pela primeira vez no domingo (12/abr/09).
"Todo mundo na orquestra tem claramente grande experiência em seus instrumentos", disse Michael Tilson Thomas, o maestro premiado com o Grammy que regerá a apresentação. "Alguns deles são músicos com grande experiência de trabalho conjunto, em música de câmara e orquestral, e outros têm menos experiência", disse o maestro, que dirige a sinfônica de San Francisco.
"Alguns deles praticam outras profissões, são físicos, jogadores de pôquer e analistas financeiros."
A apresentação incluirá trabalhos de Gabrieli, Bach, Mozart, Brahms, Villa Lobos e John Cage, bem como a Sinfonia Número 1 para Internet "Eroica", composta por Tan Dun.
"Trata-se de uma forma moderna de um antigo casamento arranjado, intermediada pelo Google e YouTube", disse Dun. "É um sonho realizado."
A orquestra foi montada depois que mais de 3 mil audições online foram submetidas em dezembro e janeiro. Jurados de algumas das principais orquestras mundiais reduziram o número a 200 candidatos, e os vencedores foram escolhidos pelos usuários do YouTube, controlado pelo Google.
O canal da YouTube Symphony Orchestra foi assistido mais de 15 milhões de vezes desde seu lançamento em dezembro, por pessoas de mais de 200 países e territórios, informou o YouTube.
Um vídeo do concerto estará disponível no YouTube na quinta-feira (16/abr/09).
Fonte: Reuters
quarta-feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário