O Brasil foi o único país, dentre os participantes da pesquisa “O Futuro da Mídia”, da Deloitte/ Harrison Group, em que assistir à televisão não é a fonte de entretenimento favorita.
Para a maioria dos brasileiros (55%), o passatempo predileto está em assistir a filmes em casa, que não passam na TV. Em segundo lugar no ranking de passatempo nacional, vem a internet para uso pessoal e social, com a preferência de 53% dos entrevistados.
Cada entrevistado assinalou os itens, em ordem, sobre qual veículo mais fornece diversão a sua família e sua casa. Os resultados foram apurados em outubro de 2008, junto a outras quatro nações.
Os índices nacionais são bem dessemelhantes a Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Assistir à televisão no quarteto listado está acima dos 65% da prioridade de distração de todos os usuários. No território do Brasil, apenas 46% dos consumidores pensam que a TV é um meio essencial de entretenimento, ocupando a terceira maior fonte.
O país do divertimento online
Nenhum outro povo considera a internet tão divertida quanto o brasileiro, sugere a pesquisa. Americanos (38%), ingleses (34%), japoneses (31%) e alemães (29%) pensam que a rede de computadores não passa de uma fonte terciária de diversão, na Alemanha e no Japão é apenas o quinto meio mais citado.
Dentre os dez itens referidos, o que o brasileiro menos diz se divertir é o de ler jornais, seja eles impressos ou online. Com apenas 12% da escolha, o número é cerca da metade de Japão (25%) e Alemanha (24%). Na Inglaterra, por sua vez, o índice de leitores de jornais é de 15%, e nos Estados Unidos, a marca chega aos 17% da escolha da população.
Marcante é que o brasileiro, ainda com a menor participação nos jornais, é um dos que mais se entretém com revistas impressas e online, segundo a pesquisa: 16% dos entrevistados mencionaram tais publicações, superando Estados Unidos (12%) e Inglaterra (15%). Os alemães (18%) e os japoneses (17%), entretanto, possuem maior incidência na área.
Fonte: Guilherme Pavarin, de INFO Plantão
terça-feira
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