Um hotel no centro de Denver e um bairro no noroeste da cidade são os campos de teste para um dos conceitos de jornal do futuro. O I-News, ou "jornal individualizado", é um novo método de distribuição de mídia desenvolvido pelo MediaNews Group, que controla o Denver Post.
Oferece notícias personalizadas para leitores individuais, impressas em um hotel ou em casa, ou enviadas a um celular e computador.
A empresa planeja conduzir um teste em larga escala no Los Angeles Daily News, outro de seus jornais, dentro de algumas semanas. "Queremos conduzir a ideia passo a passo", disse Peter Vandevanter, vice-presidente de produtos dirigidos do MediaNews. "É assim que tudo deve ser lançado".
Em domicílios na região noroeste de Denver, o lançamento envolve impressoras avançadas capazes de trabalhar como máquinas de fax, copiadoras e scanners.
"Estamos testando uma tecnologia com a qual uma emissora se transforma em aparelho que imprime automaticamente o conteúdo que é instruída a imprimir", disse Vandevanter.
As famílias testarão as impressoras por três meses e ficam com o equipamento como brinde ao final do teste. "Mas precisaremos de muita informação vinda deles", disse Vandevanter.
O teste no Marriott Residence Inn, no centro de Denver, envolveu 11 hóspedes com estadias superiores a uma semana. Quando se registraram, informaram sua cidade de origem e lhes foi oferecida a entrega de um sumário das notícias de Denver, às 6h.
Os hóspedes que aceitaram a oferta passaram a receber um boletim de notícias que incluía informações sobre suas cidades de origem e Denver, impresso no hotel. Aqueles que apreciaram a primeira edição eram convidados a ir além e escolher entre 197 categorias de notícias oferecidas pela Associated Press, e com isso notícias sobre tópicos como "livros", "ginástica" ou "arquitetura" eram incorporadas ao boletim.
O MediaNews também testou publicidade de empresas em raio de dois quarteirões do hotel, uma lanchonete oferecia cerveja grátis, um restaurante ofereceu um cálice de vinho como brinde e uma empresa ofereceu engraxar sapatos de graça.
Pesquisas posteriores com os hóspedes mostraram "reações muito positivas", disse Vandevanter.
Em 5 de julho, começa um novo teste com 60 hóspedes no hotel. E daqui a algumas semanas, o Media News planeja iniciar teste semelhante envolvendo 300 domicílios em Los Angeles.
"Queremos testar pessoas, locais e grupos demográficos diferentes", disse Vandevanter. "Estamos tentando compreender que cara esse mercado pode ter no futuro".
Fonte: The New York Times
sexta-feira
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