O YouTube e a William Morris Agency, agência de Hollywood, estão próximos de fazer um acordo para que os clientes da empresa produzam vídeos especialmente para a web. A negociação teria sublinhado que os formatos de distribuição estão evoluindo na internet.
Alguns atores e outras celebridades estão criando seu próprio conteúdo para a rede, deixando pra trás o árduo processo de desenvolvimento de um programa para uma rede de TV. O acordo com o site de vídeos daria aos clientes da William Morris uma participação nos vídeos que eles criassem para o portal.
Segundo reportagem do New York Times, duas pessoas próximas às negociações - que falaram na condição de anonimato, já que estão proibidas de falar sobre o assunto - descreveram o acordo como mais uma tentativa do YouTube de profissionalizar o conteúdo do site, que em sua maioria exibe material amador, criado pelos usuários. As fontes acrescentaram que o acordo ainda não foi fechado. Os representantes da empresa não quiseram comentar o assunto.
A adição de mais vídeos por uma lista de atores, músicos e outras estrelas iria reforçar a identidade do site como uma nova fonte de informação próxima da geração de entretenimento, e poderia ajudar o Google a descobrir a resolução de um dos maiores problemas que vem enfrentando: com ganhar dinheiro com os milhões de vídeos hospedados de graça.
A audiência do YouTube é enorme. Durante a última medição, a comScore afirmou que o site tinha alcançado a marca de 100 milhões de visitantes nos Estados Unidos em outubro. Mas, por causa de copyrights, a empresa não pode colocar anúncios no vídeo que o usuário carregou, ou próximo a ele. O resultado é que o site só ganha dinheiro com uma fração dos vídeos postados no site, como os da parceria com as empresas CBS e Universal Music.
Fred Davis, um dos sócios do escritório de advocacia Davis, Shapiro, Lewit & Hayes, que assessora diversas empresas de entretenimento, como o YouTube, disse que a produção profissional é especilmente importante para empresas como o site porque ela pode atrair usuários de formas que a produção amadora não consegue fazer.
A associação com um talentosa agência mostra que o YouTube quer ser um dos principais destinos dos conteúdos de Hollywood. O patrocínio de um show ao vivo em novembro, o YouTube Live, quis mandar a mesma mensagem.
Um acordo com a William Morris seria um significante passo nessa direção. A agência representa um número grande de clientes como os atores Denzel Washington e Russell Crowe, e os produtores J.J Abrams e Michael Bay. Na semana passada, a companhia assinou um contrato com a antiga Secretária de Estado Condoleeza Rice.
Davis assinala que agências como a William Morris sempre foram ativas em cultivar criadores para projetos originais na internet.
Ele afirma que alguns dos talentos das mídias tradicionais estão procurando se expandir na web. Davis ainda diz que as pessoas sabem que a monetarização desse conteúdo ainda não está correta, mas também percebem o grande potencial que as mídias digitais possuirão quando o negócio amadurecer.
Fonte: The New York Times
Tradução: Raissa Coppola
terça-feira
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