quarta-feira

YouTube muda para driblar manipulação

O Google anunciou mudanças no YouTube para evitar que práticas de SEO (Search Engine Optimization) sejam utilizadas para manipular o usuário.

Em seu blog, o site revelou uma série de mudanças para esconder vídeos considerados pouco relevantes e dar mais visibilidade a vídeos com potencial de obter alta audiência.

De acordo com o texto, a mudança mais significativa está no algoritmo usado pelo YouTube para sugerir vídeos relacionados ao final do vídeo que estava sendo transmitido.

De acordo com os administradores do site, muitos publicadores utilizam técnicas de SEO para enganar os internautas, como por exemplo, o preenchimento de informações erradas nos campos de tags, títulos e descrições. Isto pode ser feito para associar um vídeo a outro muito popular e alavancar a audiência de um conteúdo de forma artificial.

Outra alteração é na forma como o YouTube exibe as miniaturas de vídeo. O site não irá escolher o primeiro frame do vídeo, mas sim um frame aleatório, o que deve evitar a utilização de imagens apelativas para chamar a atenção do usuário.

A terceira modificação é no filtro do YouTube para combater o conteúdo pornografico. O novo filtro vai restringir também vídeos que possuem conteúdo “sexualmente sugestivo”, nas palavras do Google.

A empresa considera “sexualmente sugestivos” vídeos que insinuam relações sexuais ou mostram imagens de nudez parcial. Se não forem banidos do site, os vídeos solicitarão confirmação de idade para que possam ser transmitidos.

Nenhum comentário: