terça-feira

Madonna diz adeus ao YouTube

Centenas de vídeos da estrela pop Madonna já foram retirados do ar após o fracasso das negociações entre YouTube e Warner.

Clipes e vídeos de celebridades como as bandas Metallica e Red Hot Chili Pepers estão desaparecendo do YouTube. Estes artistas que mantém contrato com a Warner, deixam o site mais popular de vídeos aos poucos, desde sexta-feira (19/dez/08), quando a gravadora desistiu oficialmente das conversas com o Google.

A Warner tinha um acordo com a página de compartilhamento desde 2006, quando o YouTube ainda pertencia a seus fundadores. Após a compra do site pelo Google, a Warner passou a pressionar o gigante das buscas por uma remuneração maior para liberar seus artistas para aparecer no serviço.

Como o Google não aumentou a renda, a Warner optou por não renovar o acordo. Na prática, isto proíbe o YouTube de exibir vídeos dos artistas cujos direitos de imagem pertençam à Warner.

O canal oficial de Madonna no site já aparece com bem menos conteúdo, ainda que alguns clipes e imagens do tour da cantora pelo mundo continuem disponíveis. Em alguns casos, os clipes foram substituídos só pela música. No lugar das imagens, apenas uma foto estática ilustra o frame de vídeo.

A saída de Madonna e outros artistas afeta somente os canais oficiais do YouTube. Entre os vídeos publicados por usuários, há enorme quantidade de material sobre estes artistas, inclusive muitas imagens dos shows da cantora no Brasil.

Felipe Zmoginski @ INFO Online

Nenhum comentário: