terça-feira

Google censura blogs de música independente

Postagens de textos e arquivos de música independente são alvos frequentes das grandes corporações da indústria fonográfica e do Google, segundo denunciam donos de blogs.

Segundo os blogueiros, arquivos de conteúdo musical foram apagados em um dos endereços mais populares dos blogueiros, o Blogger.com, de propriedade do Google.

No entanto, a suposta perseguição, ao contrário do que se espera, não retalha posts de músicas populares, mas conteúdo considerado 'independente', postado em blogs com grande número de acessos.

Em alguns casos, são atacados até mesmo blogs cujo conteúdo foi cedido pelo artista. Dentre as bandas "perseguidas" estão a inglesa The Verve e a americana TV On The Radio.

A campanha contra o controle do Google e das empresas da indústria fonográfica foi iniciada pelo blog Palms Out Sound, hospedado no Blogger.com.

Segundo o blog, até mesmo posts sobre estes fatos foram "retirados" do ar sem qualquer explicação. "Lembre-se: não existe conteúdo protegido por direitos autorais aqui e nenhum dos conteúdos está hospedado em qualquer servidor do Google. Está tudo em hiperlinks", argumenta o blog.

De acordo com informações da Folha Online, o diretor de comunicação do Google no Brasil, Felix Ximenes, afirma que a empresa preza pelo respeito aos direitos autorais, mas admite que, nesse sentido, a não tem uma política específica de procura de conteúdo, "Geralmente, quem nos informa é o dono do conteúdo. Não existe um trabalho pró-ativo do Google para fins de exclusão de conteúdo reproduzido".

Aqueles que solicitaram resposta, o Google envia automaticamente: "O blogueiro foi notificado que de acordo com os termos da Lei de Direitos Autorais Milênio Digital (DMCA, na sigla em inglês), o conteúdo viola os direitos autorais de terceiros". Vale lembrar que a lei vigora nos EUA.

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário: