Assistir vídeos na web está se tornando rapidamente um passatempo americano. Mais e mais pessoas ligam seus computadores para ver trechos de séries que perderam na televisão ou para assistir aos cada vez mais numerosos programas e filmes disponíveis agora integralmente na web.
Para ajudar a peneirar as escolhas, companhias como VideoSurf e Digitalsmiths desenvolveram ferramentas de busca. Elas permitem que o internauta encontre sua cena favorita de Entourage, por exemplo, ou um videoclipe específico de Barack Obama. Ele pode até mesmo localizar o segmento exato que quer visualizar sem precisar clicar em "play" e assistir ao vídeo inteiro.
Essas ferramentas de busca que localizam e relacionam níveis refinados de detalhes em vídeos podem se mostrar interessantes não apenas aos consumidores, mas também às empresas que compilam guias de vídeos para a web. E a tecnologia pode ainda se tornar muito útil para procurar entre os vídeos de família os raros momentos em que o tio-avô aparece na telinha.
O VideoSurf, de San Mateo, Califórnia, possui um mecanismo de busca de vídeos gratuito nas versões beta ou teste. A plataforma usa um reconhecimento facial computadorizado e outras ferramentas para analisar vídeos frame por frame, identificando pessoas, objetos e cenas.
Os usuários também podem selecionar fragmentos de um vídeo e enviá-los por e-mail aos amigos.
Os algoritmos de reconhecimento facial do VideoSurf são usados não apenas para esses sumários de vídeos, mas também para distinguir os principais rostos e vídeos relacionados aos termos inseridos na barra de pesquisa.
Fonte: The New Yort Times - Tradução: Amy Traduções
terça-feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário