quarta-feira

Finalistas do YouTube Symphony Orchestra

O YouTube, maior comunidade de vídeos online do mundo, anuncia os finalistas do concurso YouTube Symphony Orchestra, primeiro concurso online para descobrir e incentivar talentos da música clássica em todo mundo.

A partir de hoje (17/fev/09), os internautas poderão eleger os músicos que irão compor a primeira orquestra colaborativa online do mundo. Os vencedores, que serão conhecidos no dia 2 de março, serão convidados a se apresentar em abril no Cargenie Hall, na cidade de Nova York, sob regência do maestro Michael Tilson Thomas, assessor artístico do projeto.

Desde o lançamento da iniciativa, em dezembro de 2008, o YouTube Symphony Orchestra registrou 10 milhões de acessos em todo o mundo. Mais de 3 mil vídeos de músicos amadores e profissionais foram cadastrados. Participantes de mais de 70 países dos seis continentes aderiram a essa iniciativa.

Na primeira etapa do concurso, uma equipe de juízes das orquestras de Berlim, Hong Kong, Londres, Nova York e Sidnei, entre outras, fizeram uma seleção preliminar para definir os 200 finalistas. A decisão final dos músicos caberá à comunidade. “É incrível ver tanta gente talentosa e com inspiração para alcançar o sonho de tocar música, não só no palco, mas também para uma audiência global por meio da plataforma YouTube”, diz Chaz Jenkins, da Orquestra Sinfônica de Londres.

Nenhum comentário: