quinta-feira

YouTube e TVs fazem as pazes

O co-fundador do YouTube, Chad Hurley, disse que a fase nebulosa no relacionamento do site com as TVs já passou.

Constantemente, dezenas de emissoras vêem seus conteúdos virarem hits e ampliarem ainda mais a audiência do mais popular site de vídeos do mundo, com quase 300 milhões de visitas mensais.

Grupos de comunicação como a Viacom, por exemplo, reclamavam de ter seus conteúdos distribuídos por vezes sem o devido direito autoral.

"Quase todos os usos recebidos pelo YouTube foram inesperados para os que o criaram, mas acho que a posição de internet como inimigo das TVs já está superada, porque pouco a pouco vamos encontrando formas de que todos sejam beneficiados", disse à agência de notícias Efe durante a feira audiovisual Mipcom, em Cannes, na França.

O "vídeo sob demanda" foi um dos assuntos mais discutidos na feira. A possibilidade de assistir conteúdos sem grades fixas é o grande diferencial em relação ao modelo das Tvs. Frente a um grupo de veículos de comunicação, Chad Hurley não se desculpou pela revolução e confirmou a ameaça.

Segundo ele, desde que o YouTube foi comprado pelo Google por US$ 1,76 bilhão, em 2006, a grande mudança foi o apoio à produção independente. "A função do portal se transformou em uma mistura entre o apoio ao criador individual, para dar oportunidade a grandes contadores de histórias anônimos, e as empresas de comunicação e lazer tradicionais", disse à Efe.

O fundador do site anunciou na quarta-feira (15/out/08) parceria com a rede italiana de TV, RAI. A rede se junta a outras emissoras como CBS, Lionsgate e Antena 3.

Nenhum comentário: