Alguns internautas sabem que instalar programas não solicitados é uma das atividades que oferecem mais riscos na internet, porque expõe o computador a vírus e a invasões de crackers.
Mas até usuários que conhecem os perigos online podem ser enganados por um novo ataque. Criminosos estão criando páginas falsas do YouTube para disseminar seus programas maliciosos, dando a impressão de que o conteúdo é de fonte segura.
Um software disponível na internet ajuda os crackers a desenvolverem esse tipo de site. As vítimas recebem um e-mail com o link do site falso do YouTube, quando a página é carregada, aparece uma mensagem dizendo que é preciso fazer o download de um programa para que o vídeo seja exibido. Essa mensagem de erro inclui um link de um programa malicioso que aloja vírus no computador.
A pior conseqüência é: uma vez que o PC está infectado, o cracker facilmente pode direcionar a vítima para o site real do YouTube, assim ela assiste ao vídeo que queria e não suspeita do crime.
“Chega a ser assustador", comentou Jamz Yaneza, gerente de pesquisa de ameaças da Trend Micro, “Se eu assistisse aos vídeos do YouTube com freqüência, provavelmente clicaria em um desses links."
Felizmente, é possível identificar as páginas falsas, observando-as atentamente: o navegador não mostrará o endereço correto do YouTube, além disso, para instalar o programa malicioso, é necessário seguir o link que recebeu.
quinta-feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário